Eleições: Creas adotam ações preventivas ao coronavírus para 15 de julho

Brasília, 6 de julho de 2020.

Os Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia (Creas) reforçam medidas sanitárias para garantir ambiente seguro aos votantes e mesários no próximo dia 15 de julho, quando profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua irão às urnas para eleger presidentes e conselheiros. 

Uma série de cuidados será adotada para reduzir o potencial de contágio por coronavírus e, assim, preservar a saúde de todos, como afirma o coordenador da Comissão Eleitoral do Confea. “Procuramos protocolos orientativos nacionais e internacionais e consultamos autoridades no assunto para proporcionarmos o maior nível de segurança para os que irão trabalhar, para os eleitores e candidatos”, explica o conselheiro federal eng. agr. João Bosco de Andrade Lima Filho, mencionando a Deliberação CEF nº 57/2020 que define as ações a serem implementadas pelos Conselhos Regionais nos locais de votação.

Ainda de acordo com a Comissão Federal, a manutenção da data do pleito leva em conta a necessidade de “garantir o período dos mandatos de três anos, sem colocar em risco a legitimidade do processo democrático de escolha dos dirigentes do Sistema”. 

 

Confira as medidas de prevenção à covid-19 adotadas pelos Creas:

Em todos os locais de votação será obrigatório o uso de máscaras por parte dos eleitores. Será disponibilizado álcool 70% para higienização das mãos e para o material utilizado pelo eleitor, como canetas e urna, ao término de cada voto. Haverá marcação de distanciamento de, no mínimo, 1 metro entre os mesários e os eleitores. Já a sinalização no chão do local em que o eleitor aguardará na fila de espera será de 2 metros. Os mesários farão uso de máscaras, protetores faciais e luvas descartáveis.

Com a aplicação de todas essas regras preventivas, o Crea-SE já está preparado para realizar as eleições, de forma segura e transparente. “Adquirimos todos os equipamentos de proteção necessários e vamos colocar em prática todas as medidas. Com isso, contamos com a participação de todos os profissionais que, de forma democrática, podem e devem contribuir para o futuro do Sistema Confea/Crea/Mútua e, principalmente exercer sua cidadania, por meio do voto”, afirma o presidente do Crea-SE, eng. agr. Arício Resende Silva.

No Crea-GO, o protocolo inclui dar prioridade aos eleitores com mais de 60 anos e fornecer máscaras, álcool líquido e em gel 70%, além de luvas descartáveis para todos os mesários, colaboradores e eleitores. Na sede do Conselho, em Goiânia, onde haverá 15 urnas, o acesso será limitado a, no máximo, 50 eleitores por vez, sendo três eleitores por urna. E entrada será controlada por meio de fichas numeradas e com a aferição da temperatura corporal de todos. “O nosso objetivo é promover uma eleição segura para todos os envolvidos. Com a ampliação da nossa sede, no dia do pleito haverá uma área total de 6.706,53 m². Desses, 3.172,44 m² serão utilizados no processo eleitoral. Considerando que, entre votantes, mesários e colaboradores, haverá cerca de 115 pessoas por vez no prédio, teremos a média de 27,59 m² de área por pessoa. Promoveremos uma eleição respeitando todas as orientações dos órgãos competentes, com foco na proteção individual e no distanciamento social”, destaca o presidente do Crea-GO, eng. agr. Francisco Almeida.

Já o Crea-CE vai disponibilizar uma forma inovadora de votação: o drive-thru. Esta modalidade vai ser realizada em três tendas no estacionamento aberto da Superintendência de Obras Públicas (SOP), em Fortaleza. Os eleitores poderão passar de carro e realizar o voto, evitando qualquer tipo de aglomeração e risco. Já na sede estadual do Crea-CE, terá duas formas de votação, nas instalações internas, também com todas as regras de segurança e a opção de urnas em drive-thru no terceiro andar do estacionamento da sede, porém será exclusiva para pessoas acima de 65 anos, ou seja, vai garantir mais segurança ao grupo de risco. "Importante destacar que vamos também dar todo o suporte e segurança aos profissionais que trabalharão durante a votação. Vamos fornecer máscaras para todos e controlar a troca da máscara a cada 3 horas e, principalmente, disponibilizaremos protetores faciais", informa o presidente da Comissão Eleitoral do Crea, José Maria Freire.

Os padrões de segurança indicados pelas autoridades sanitárias também serão adotados nos quatro locais de votação em Manaus e 19 municípios no interior do Amazonas. Para isso, a Comissão Regional Eleitoral do Crea-AM já está com o checklist de ações pronto para a próxima semana. 

O Crea do Acre está igualmente equipado para proporcionar locais de votação adequados. “Estamos trabalhando fortemente para que o profissional se sinta seguro no ato do voto e, para isso, adquirimos todos os equipamentos de proteção recomendados pelo órgão de saúde. Esperamos com isso uma grande participação”, pontua a presidente do Crea-AC, eng. agr. Carminda Pinheiro.

O presidente em exercício do Crea-PR, eng. agr. seg. trab. Osvaldo Danhoni, também garante que o Regional está preparado para receber todos os profissionais, com os cuidados preconizados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). “É importante a participação de todos para que tenhamos um Crea justo e forte”, defende.

A importância da participação dos profissionais também foi ressaltada pelo eng. mec. Edilio Ramos Veloso, presidente em exercício do Conselho Regional mineiro. “O Crea vem adotando várias medidas protetivas, por conta da pandemia do novo coronavírus, como uso de álcool gel, máscara de proteção e luvas, tanto para os eleitores quanto para os mesários”. Em Minas Gerais, o processo eleitoral do Sistema Confea/Crea e Mútua ocorrerá em 114 cidades. 

Em Santa Catarina, os cuidados serão similares, como sinaliza o presidente do Conselho Regional. “O eleitor que participar do pleito estará seguro, no que depender do trabalho e de todas as providências do Crea-SC. Faremos o possível para que tudo ocorra de forma tranquila, priorizando a integridade dos profissionais e de todos os colaboradores deste processo eleitoral”, enfatiza o eng. agr. Ari Geraldo Neumann, lembrando que o Conselho também estará disponibilizando no local cartazes e flyers de conscientização e prevenção da pandemia, material produzido pelo Conselho Federal.

O Crea-RS, atento às deliberações dos organismos institucionais de saúde no que tange à proteção individual e ao afastamento social estabelecido pelo governo do Estado do Rio Grande do Sul, busca atender à Comissão Eleitoral Regional em todas as suas demandas para suportar a realização do evento, que acorrerá em suas 44 inspetorias espalhadas pelo Estado, conforme explica o eng. agr. Paulo Rigatto, presidente em exercício do Crea. “Ainda que apreensivos, por qualquer ação que possa a vir alterar o cronograma proposto e em execução até a data prevista para realização das eleições, o Crea-RS segue sua missão institucional de acatar as deliberações de suas instâncias superiores”, afirma Rigatto.

O presidente do Crea-MS, eng. agr. Dirson Freitag, ressalta que o Regional sul-matogrossense tem empenhado esforço para garantir a segurança de todos os envolvidos no processo eleitoral. “Situação totalmente atípica, vejo que temos ainda como grande desafio fazer com que os profissionais compareçam às urnas e exerçam esse direito tão importante, que é escolher os dirigentes do nosso Sistema profissional. Neste sentido, preparamos uma grande campanha publicitária para informar sobre as medidas de prevenção que adotamos em Mato Grosso do Sul”, compartilha Freitag.

Equipamentos de proteção adquiridos pelo Crea-SE

 

Agenda
A votação será no dia 15 de julho, das 8h às 19h, com cédulas oficiais em urna convencional, e a apuração será manual, de acordo a deliberação publicada na página da Comissão Eleitoral do Confea

Neste ano, serão eleitos profissionais para os cargos de presidentes do Confea e dos Creas, conselheiros federais (BA, TO, MA, PR e RS) e diretores-gerais e administrativos das Caixas de Assistência dos Profissionais dos Creas (Mútua). 

 

Mais informações: 

- Lista com as medidas preventivas à covid-19 para o dia das eleições

- Calendário eleitoral 2020

- Página com os trabalhos de 2020 da Comissão Eleitoral Federal

 


Beatriz Leal, Fernanda Pimentel e Julianna Curado 
Equipe de Comunicação do Confea
Com informação das Assessorias de Comunicação dos Creas do AC, AM, CE, GO, MG, MS, PR, RS, SE e SC.