Aumento das câmaras de Engenharia Química é a proposta do novo coordenador

Brasília, quarta-feira, 13 de março de 2002.

O engenheiro industrial químico Fermin Camison (Crea-RS),
"Engº Químico Industrial Fermin Camison,
coordenador eleito da Câmara de Engenharia Química -
Dalmi Rodrigues de Moraes"
eleito coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Química (Cnceeq), propõe maior empenho para ampliar o número de câmaras de Engenharia Química nos Creas como estratégia de fortalecimento do Sistema Confea/Crea.

Camison assumiu a coordenação da Câmara Especializada de Engenharia Química (Cnceeq) em eleição direta, disputada com três candidatos, durante a primeira reunião das Coordenadorias Nacionais de Câmaras Especializadas, dia 13, em Brasília. Como adjunto foi eleito o químico Orlando Ormênio Castello Branco (Crea-RJ). Camison ocupava o cargo de coordenador adjunto da engenheira química Enny T. Martucci.

Um dos maiores desafios cumpridos, segundo a ex-coordenadora Enny Martucci, foi a elaboração do Manual de Fiscalização. O manual contribuiu para implementar a fiscalização da profissão nos Creas. Ela também ressaltou o início da instalação do site da Cnceeq.

Além disso a troca de experiência entre os vários conselhos regionais possibilitou o enriquecimento do conhecimento sobre o perfil de cada profissional e das adversidades vividas por eles.

Na Justiça  O conselheiro federal Alberto Maia (PB) que coordena a Comissão de Avaliação da Engenharia Química do Confea informou aos integrantes da Cnceeq que a Comissão decidiu encaminhar uma solução judicial buscando a solução para o conflito Confea e Conselho Federal de Química.

“Todos anseiam por essa definição”, disse ele. Os profissionais precisam saber a qual Conselho devem se filiar e as empresas buscam saber a quem prestar contas. A pressão do Conselho Federal de Química que está fiscalizando e multando empresas coage os profissionais a buscarem aquele conselho. “Mas todo engenheiro deve inscrever-se no Confea”, afirmou.

Ana Maria Mejia - jornalista convidada