Eleições 2005 recebem o dobro de inscrições para presidente

Brasília, 09 de setembro de 2005

Terminou nesta quinta-feira (08/09) o prazo para a inscrição de candidaturas para as próximas eleições à vaga de presidente do Confea. No total, quatro profissionais disputam o cargo mais importante do sistema:

- engenheiro agrônomo José Eduardo de Paula Alonso;
- engenheiro civil Marcos Túlio de Melo;
- engenheiro civil Ivo Mendes Lima;
- engenheiro civil José Walter Bautista Vidal.

Nesta sexta-feira (09/09) foi publicado o edital de requerimento dos registros de candidatura.

Calendário para os próximos dias
De acordo com o calendário estipulado pela CEF (Comissão Eleitoral Federal), os dias 12 e 13 de setembro serão dedicados aos pedidos de impugnação das candidaturas, por meio de pedido formal encaminhado à comissão. O extrato destes pedidos será publicado no site do Confea no dia 14.

O candidato apontado por algum pedido de impugnação terá, então, os dias 15 e 16 de setembro para contestar estes pedidos.

A partir de então, a CEF apreciará os processos entre os dias 19 e 20 de setembro. Somente no dia 21 é que será publicado o extrato de julgamento do deferimento e indeferimento das impugnações propostas. “Estamos seguindo todo esse calendário criteriosamente porque queremos garantir a máxima transparência que uma eleição tão importante merece”, ressaltou o eng. civil Walter Logatti, presidente da CEF.
 
Urnas eletrônicas

Logatti reafirmou que o Confea está em negociação com o TSE para a utilização de urnas eletrônicas, o que permite maior confiabilidade e rapidez na apuração. A assinatura de convênio, no entanto, ainda não está acertada por causa do referendo do desarmamento, que vai acontecer em todo o país em outubro. “De qualquer maneira, a segurança é prioridade e será respeitada. Ainda mais porque provavelmente teremos o dobro de candidatos este ano”, afirmou Logatti, referindo-se ao último processo eleitoral, quando houve dois candidatos à presidência.

Propostas 
Como parte da ampla cobertura a que se propõe o Confea, a Assessoria de Comunicação do Conselho ouviu os quatro candidatos sobre suas plataformas para a próxima gestão.

A todos eles, foi dirigida a mesma pergunta, com mesmo espaço para resposta. A seguir, as entrevistas com cada candidato:

Engenheiro agrônomo José Eduardo de Paula Alonso

Acom  – Qual o seu programa de trabalho para o Confea?
Alonso –
Entre os objetivos traçados estão alterar significativamente a lei 5.194/66; uniformizar procedimentos de fiscalização, tramitação de processos e atos normativos; valorizar os profissionais através do estímulo à educação continuada; incrementar ações voltadas para a engenharia, arquitetura e agronomia públicas e ampliar o Prodafisc, entre outros compromissos.
 
 Engenheiro civil Marcos Túlio de Melo

Acom – Qual o seu programa de trabalho para o Confea?
Marcos Túlio -
Temos grandes projetos para o País. Um deles é o que permite produzir energia limpa e renovável. Também queremos fortalecer o setor produtivo industrial, agrícola e de serviços. Queremos apoiar a participação de estudantes e jovens profissionais e mulheres, visando formar novas lideranças e incorporá-las ao sistema profissional e às entidades de classe.

Engenheiro civil Ivo Mendes Lima

Acom – Qual o seu programa de trabalho para o Confea?
Ivo Mendes Lima –
O Confea será voltado para sua atividade fim com o compromisso do aperfeiçoamento do exercício profissional. Também é um grande compromisso fortalecer as entidades de classe. Quero lutar pelo mercado de trabalho, combatendo a informalidade e com a fiscalização atuando em todas as áreas. Também pretendo reduzir as taxas de ART e emolumentos.

Engenheiro civil José Walter Bautista Vidal

Acom – Qual o seu programa de trabalho para o Confea?
Bautista Vidal - Pretendo dar uma voz ao Confea no contexto nacional, opinando sobre todas as questões que consideramos fundamentais. Quero incentivar os engenheiros a participarem mais de questões importantes para o desenvolvimento do Brasil. Irei trabalhar muito para que o Confea tenha um papel mais ativo nas questões nacionais do que tem hoje.

Eleições gerais
Além da eleição para presidente do Confea, a CEF também recebeu as candidaturas para presidente dos 27 Creas.

Outro pleito que teve o prazo de inscrição encerrado foi para a escolha dos conselheiros federais por estado em diferentes categorias profissionais. Nas próximas eleições, serão eleitos conselheiros para o estados do Maranhão, Minas Gerais, Rio de Janeiro , Rio Grande do Sul, Roraima e Tocantins.


Sandro Farias
Da equipe da Acom