Engenheiro recebe homenagem pela importância do conjunto de sua obra

Brasília (DF), 23 de maio de 2005

Numa concorrida e prestigiada cerimônia, o empresário e engenheiro industrial, Armando Monteiro Filho, viu reconhecidos os seus esforços, quando  ocupou os cargos de secretário estadual de Viação e Obras Públicas e, mais tarde, ministro da Agricultura. A homenagem foi feita com a entrega da Medalha do Mérito  2004, oferecida pelo Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea), na última sexta-feira (13), no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe).

“A Medalha do Mérito do Confea pode ser conferida de duas maneiras: por indicação dos Creas ou de entidades de classe de cada estado da confederação, ou por decisão do próprio Conselho Federal. E hoje, a exemplo do que já fizemos em 2003 quando homenageamos o arquiteto Oscar Niemayer, estamos entregando a Medalha do Mérito ao engenheiro Armando Monteiro, por entendermos que ele representa uma personalidade cuja contribuição profissional transcendeu os interesses locais”, ressaltou o presidente do Confea, engenheiro Wilson Lang para explicar que o próprio Conselho Federal fez a escolha do nome do homenageado.

Na abertura do evento, o presidente do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), engenheiro Telga de Araújo Filho, disse sentir-se honrado em homenagear um empreendedor que sempre demonstrou retidão no seu comportamento, ressaltando que “com apenas 25 anos, quando secretário de Obras Públicas do governo Agamenon Magalhães foi responsável pela implantação de 330 quilômetros de estrada de concreto no Estado e quando ministro da Agricultura apresentou um projeto de Lei Ordinária para realização da Reforma Agrária”.  Por fim, Telga disse ser uma honra para o Crea e para o Confea prestar a homenagem e concluiu, “obrigada por tudo que fez por Pernambuco e pelo Brasil”.

“O coração ainda agüenta essa emoção”. Com essa frase, o engenheiro Armando Monteiro Filho iniciou o seu discurso de agradecimento, destacando que a homenagem o comoveu especialmente por que se baseou em feitos realizados há 54 anos atrás. Contextualizando o momento político da época em questão, o homenageado deu, a todos os presentes, condição para avaliar a real importância das contribuições que prestou para o estado e para o País, frente a secretaria de Estado e ao ministério.

A solenidade de entrega da Medalha do Mérito contou com as presenças de políticos, empresários, familiares e amigos. Entre eles, os secretários estaduais pernambucanos Fernando Dueire (Infra-estrutura) e Raul Henry (Planejamento), os deputados federais Roberto Freire (PPS-PE), André de Paula (PFL-PE), José Múcio (PTB-PE) e Luiz Piauhylino (PDT-PE).

Para compor a mesa foram convidados, além dos presidentes do Confea e do Crea-PE, o diretor de Articulação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, José Rincon; o presidente da Fiepe, Jorge Côrte Real; o presidente da Confederação Nacional das Indústrias (CNI), Armando de Queiroz Monteiro Neto; o assessor especial, Dorany Sampaio, representando o governador de Pernambuco; o presidente da Empresa de Urbanização do Recife (URB), César Barros, representando o prefeito do Recife, e o empresário e amigo pessoal do homenageado, José Mindlin.