Governador anuncia investimentos na abertura da SOEAA

Vitória (ES), 29.11.2005

 O Espírito Santo vai receber no próximo ano o maior investimento já feito na história do Estado com atração de capital privado e obras de infra-estrutura e sociais. São mais de 6,8 bilhões de reais entre recursos públicos e privados. O anúncio foi feito pelo governador Paulo Hartung durante a abertura da Semana Oficial da Engenharia, da Arquitetura e da Agronomia, no Centro de Convenções de Vitória nesta segunda-feira. Hartung disse que espera contar com o apoio e o envolvimento dos profissionais da área tecnológica não apenas no gerenciamento dos recursos, mas principalmente na apresentação de projetos e na discussão dos assuntos relevantes para o desenvolvimento do Estado. “O CREA é parceiro do Governo e queremos estimular ainda mais esta união. Sou um economista que acredita na força da Engenharia”, disse o governador.

"Governador Paulo Hartung"
Paulo Hartung destacou a importância da realização de eventos como a SOEAA e, em especial a preocupação com o tema central do evento deste ano. “É com orgulho e alegria que acolhemos os debates não apenas pelo significado dos profissionais, mas pelo tema que os une  compromisso social”, disse na saudação inicial. Segundo o governador, os profissionais da Engenharia, Arquitetura e Agronomia tem um papel fundamental no trabalho que deve ser feito no País para reduzir a distância social “entre aqueles que têm muito e os que nada ou pouco têm”.

O governador lembrou que pensar no desenvolvimento do Brasil é ter atenção com o pequeno agronegócio, que precisa de crédito e de desenvolvimento tecnológico, mas é também pensar no que chamou de crise urbana. “A crise urbana leva à violência e está presente em quase todo o planeta. Os profissionais têm o papel de harmonizar a vida nas cidades”, conclamou aos participantes da SOEAA. Conhecedor das atribuições do Sistema, o governador cobrou soluções técnicas para melhorar a qualidade de vida nas cidades, com soluções para favelização, saneamento, transporte público, entre outras questões que tanto afligem hoje governantes e sociedade.

Na opinião de Paulo Hartung, um País mais justo só se fará com maior inclusão social. “É uma obra que não é individual. Não existe um salvador da Pátria, o que existe somos nós e a nossa capacidade de organização para mudar este quadro que angustia o Brasil”, afirmou o governador. Ele ressaltou que a SOEAA gera expectativas, pois enfrenta os desafios que o País enfrenta: inclusão e compromisso social nas políticas públicas.  

Bom momento  O governador explicou que atualmente o Espírito Santo vive um bom momento, após um período difícil na área pública, com envolvimento inclusive com o crime organizado, segundo ele. “Hoje o Estado vive em paz e prosperidade e sem corrupção. Nunca o Espírito Santo atraiu tanto capital privado e nunca o poder público teve tantas condições de fornecer os serviços adequados ao desenvolvimento”, destacou. Hartung lembrou ainda que os investimentos nas áreas de gás e petróleo, o Estado vai atuar na criação de cadeias produtivas que sobrevivam muito tempo e dêem boas condições de vida para o crescimento futuro. “Contamos com os engenheiros para este processo”, finalizou o governador, convidando os presentes a conhecerem as belezas, a cultura e a gastronomia capixaba. 

Prefeito destaca importância dos profissionais para as cidades

"Prefeito João Cosen"
O prefeito de Vitória, João Cosen, também participou da abertura da Semana Oficial da Engenharia, da Arquitetura e da Agronomia. Mesmo tendo acabado de chegar do exterior, ele prestigiou o evento e ressaltou o papel dos profissionais do Sistema. “O Crea contribui para o desenvolvimento da cidade”, comentou, destacando o papel dos engenheiros e arquitetos na discussão dos programas de governo e nas intervenções urbanísticas.

“Vocês participam da vida da cidade de Vitória, com voz ativa e muitos projetos”, afirmou Cosen. Ele ainda fez um pedido aos profissionais em nome do poder público: um compromisso cada vez maior com as cidades, com responsabilidade social e ética. “É preciso comprometimento com as obras públicas, pois estas atingem a toda população”, observou.
Além de agradecer pela escolha de Vitória para a realização do evento, o prefeito também solicitou uma grande reflexão dos profissionais do Sistema com relação à acessibilidade. “É uma questão de cidadania e deve estar presente nas ruas, nas calçadas, nos prédios, nas praças”, comentou. O prefeito lembrou que na Capital capixaba há um trabalho forte neste sentido e uma conscientização cada vez maior sobre a importância do respeito a todas as pessoas.