Brasília, 08 de maio de 2012.
Em encontro mantido na manhã de hoje com o presidente do Confea, José Tadeu da Silva, Andrade afirmou que “a CNI está à disposição para que o Sistema Confea/Crea vença esses desafios”. Ele também levantou a possibilidade de parcerias a fim de que as duas entidades trabalhem juntas, como ocorreu em 2011 quando elaboraram pesquisa sobre o mercado de trabalho na área tecnológica.
Mineiro como Tadeu da Silva, engenheiro mecânico por formação, Andrade informou que podem ser desenvolvidas ações conjuntas entre o Confea e o Instituto Euvaldo Lodi, ligado à CNI, “visando ao desenvolvimento do país, principalmente em relação à engenharia”. Na sequência, colocou a entidade à disposição e prometeu uma visita de retorno ao Conselho Federal.
A visita à sede da CNI e a que fez à direção do Sindicato da Indústria da Construção Civil do DF, presidido por Júlio Cesar Peres, marcaram a manhã de José Tadeu da Silva, que pretende “dar continuidade ao trabalho desenvolvido nos últimos meses visando apresentar às lideranças políticas, empresariais e da sociedade civil organizada as ações que estão projetadas para fortalecer a entidade".
Inovação - Tecnologia, mão de obra qualificada, maior participação nas decisões e a remontagem das equipes técnicas de órgãos públicos, que ao longo dos últimos anos perderam espaço na elaboração e execução de projetos com recursos governamentais, foram os temas tratados por Tadeu da Silva e Júlio Peres, do Sinduscon-DF.
Os dois presidentes defendem que a visão técnica deve prevalecer sobre toda e qualquer decisão que envolva a construção de infraestrutura necessária ao país.
Outro dos temas tratados por Tadeu da Silva e o presidente do Sinduscon-DF foi o não pagamento, por parte de muitas empresas, do salário mínimo profissional, estabelecido pela Lei 4.950-A: “temos que valorizar nossos profissionais e o respeito ao piso salarial é o primeiro passo”, destacou Tadeu da Silva.
A exemplo de Andrade, Peres também se comprometeu a visitar a sede do Confea, mostrando-se interessado em formar parcerias com o Conselho.
Maria Helena de Carvalho
Assessoria de Comunicação do Confea