José Tadeu se reúne com CNI e Sinduscon

Brasília, 08 de maio de 2012.



"Robson Andrade e José Tadeu"
A modernização do Sistema Confea/Crea, a defesa de Projetos de Lei que permitam atualizar a legislação que rege as atividades da área tecnológica nacional, e ainda as iniciativas que vêm sendo tomadas para fortalecer a autarquia ganharam o apoio de Robson Braga de Andrade, presidente da Confederação Nacional da Indústria - CNI.

Em encontro mantido na manhã de hoje com o presidente do Confea, José Tadeu da Silva, Andrade afirmou que “a CNI está à disposição para que o Sistema Confea/Crea vença esses desafios”. Ele também levantou a possibilidade de parcerias a fim de que as duas entidades trabalhem juntas, como ocorreu em  2011 quando elaboraram pesquisa sobre o mercado de trabalho na área tecnológica.

Mineiro como Tadeu da Silva, engenheiro mecânico por formação, Andrade informou que podem ser desenvolvidas ações conjuntas entre o Confea e o Instituto Euvaldo Lodi, ligado à CNI, “visando ao desenvolvimento do país, principalmente em relação à engenharia”. Na sequência, colocou a entidade à disposição e prometeu uma visita de retorno ao Conselho Federal.

A visita à sede da CNI e a que fez à direção do Sindicato da Indústria da Construção Civil do DF, presidido por Júlio Cesar Peres,  marcaram a manhã de José Tadeu da Silva, que pretende “dar continuidade ao trabalho desenvolvido nos últimos meses visando apresentar às lideranças políticas, empresariais e da sociedade civil organizada as ações que estão projetadas para fortalecer a entidade".

"Pedro Lopes, Robson Andrade e José Tadeu"
“Pretendemos modernizar e, principalmente, resgatar o princípio que norteou a criação do Sistema Confea/Crea na defesa do interesse social e humano, visando a uma prestação de serviço de qualidade para toda a sociedade”, afirmou Tadeu. Para ele,  “o atual estágio de desenvolvimento do país precisa ser aproveitado sob pena de perder espaço entre as seis principais economias do planeta”. Ele acredita que por meio da engenharia e com base em projetos executivos bem elaborados, “é possível encontrar a solução para a grande maioria dos problemas brasileiros”.

Inovação - Tecnologia, mão de obra qualificada, maior participação nas decisões e a remontagem das equipes técnicas de órgãos públicos, que ao longo dos últimos anos perderam espaço na elaboração e execução de projetos com recursos governamentais, foram os temas tratados por Tadeu da Silva e Júlio Peres, do Sinduscon-DF.

Os dois presidentes defendem que a visão técnica deve prevalecer sobre toda e qualquer decisão que envolva a construção de infraestrutura necessária ao país. 

Outro dos temas tratados por Tadeu da Silva e o presidente do Sinduscon-DF foi o não pagamento, por parte de muitas empresas, do salário mínimo profissional, estabelecido pela Lei 4.950-A: “temos que valorizar nossos profissionais e o respeito ao piso salarial é o primeiro passo”, destacou Tadeu da Silva.

A exemplo de Andrade, Peres também se comprometeu a visitar a sede do Confea, mostrando-se interessado em formar parcerias com o Conselho.


Maria Helena de Carvalho
Assessoria de Comunicação do Confea