Novo portal institucional do Confea traz recursos de acessibilidade

Após vários meses de trabalho, foi lançado nesta segunda-feira (6/5) o novo portal institucional do Confea. Entre as novidades do novo site, está uma página específica para produtos jornalísticos produzidos no Confea (www.confea.org.br/noticias) e páginas temáticas, como www.confea.org.br/plenario, www.confea.org.br/presidencia e www.confea.org.br/homenagens.

“Lançar um novo portal institucional ilustra nossos esforços em atualizar as ferramentas de gestão do Sistema Confea/Crea”, avalia o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, que tem priorizado ações que harmonizem os sistemas informatizados dos Creas para a construção de plataformas integradas, como a ART Nacional. “Além disso, o novo site se soma às iniciativas que temos promovido em relação à acessibilidade”, afirmou.

O novo portal institucional foi desenvolvido de acordo com o Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico do Governo Federal – eMAG, que permite que qualquer sistema de acesso à informação interprete as informações adequadamente e da mesma forma, seja por meio de navegadores, leitores de tela, dispositivos móveis (celulares, tablets, etc.) ou agentes de software (mecanismos de busca ou ferramentas de captura de conteúdo). Além disso, o portal conta com funcionalidades como a opção de alto contraste, possibilidades de aumento e diminuição do tamanho das letras, bem como barra de acessibilidade que otimiza a navegabilidade pelos softwares de leitores de tela.

Para chegar ao resultado, uma equipe formada por profissionais das áreas de Comunicação, Tecnologia da Informação, Planejamento e RH se debruçaram no projeto do novo site, em atividades que envolveram desde o estudo técnico preliminar (obrigatório para qualquer contratação na área de Tecnologia da Informação), à elaboração do projeto, à criação do Guia de Estilos para Plataformas Digitais, à contratação da empresa, a estudos quanto à arquitetura da informação, a pesquisa de satisfação dos usuários, ao desenvolvimento do site e à redação e migração dos conteúdos.

Processo participativo
Uma das preocupações da equipe foi ouvir os diversos públicos do Sistema e conhecer suas prioridades. Uma pesquisa de opinião colheu contribuições de profissionais, estudantes, lideranças e funcionários do Confea, dos Creas e da Mútua, que pautaram escolhas como quais páginas teriam atalhos na homepage.

Para sistematizar todo o conteúdo produzido pelo Sistema Confea/Crea, a equipe recorreu aos profissionais das áreas técnicas do Confea para chegar à maneira mais adequada de organizar a informação. Uma dinâmica que envolveu funcionários de diversos setores avaliou as melhores maneiras de agrupar as páginas, o que auxiliou na definição das categorias do menu principal.

Após uma primeira definição da arquitetura de informações, a equipe do projeto realizou, ainda, testes com outros usuários, para verificar se a busca por determinada informação estava inteligível. Foram cerca de 15 pessoas consultadas de faixas etárias que variaram de 20 a 70 anos, entre funcionários do Confea e usuários externos, e profissionais e não-profissionais do Sistema.

Tecnologia
Depois de longo estudo, a equipe técnica do Confea optou por utilizar a ferramenta Drupal para o desenvolvimento do novo site. Entre os ganhos que o Confea tem com a mudança de ferramenta, está a economicidade e a facilidade de manutenção. Por ser um software livre, a instituição não precisará contratar empresa terceirizada a cada atualização que tiver de fazer. O Drupal é utilizado por instituições como Nasa, Governo da Austrália, Governo do Estado de Nova York e Universidade de Harvard.