Parlamento húngaro recebe engenheiros de vários países

Budapeste (Hungria), 7 de março de 2006

Contando com engenheiros dos cinco continentes, o Parlamento da Hungria abriu suas portas para receber a cerimônia de abertura do 7º Congresso Mundial de Educação em Engenharia “Mobilidade dos Engenheiros”, no último dia 4.

Promovido pela Federação Mundial de Organizações de Engenharia (FMOI). O evento foi aberto pelo vice-presidente do Parlamento Húngaro, László Mandur. Na direção dos trabalhos, o presidente do congresso, eng. János Ginsztler (Hungria); o presidente da FMOI, eng. Kamel Ayadi (Tunisia); o presidente da Federação das Sociedades Técnicas e Científicas da Hungria, Gábos Széles (Hungria); o reitor da Universidade de Tecnologia e Economia de Budapeste, Károly Molnár (Hungria) e o  presidente do Comitê de Educação e Treinamento da FMOI (CET), Wlodzimierz Miszalski (Polônia).

Durante a cerimônia, os membros da mesa diretora e os ministros da Educação, Bálint Magyar e o da Informática e Comunicação, Kálman Kóvács, entre outras autoridades, tiveram um espaço reservado para apresentar suas considerações.

O vice-presidente do Parlamento Húngaro, László Mandur, saudou os participantes do 7º Congresso Mundial de Educação em Engenharia “Mobilidade dos Engenheiros” e registrou sua satisfação em receber especialistas mundiais em educação e mobilidade. Também lembrou que o clima atual demonstra que as diferentes economias buscam uma questão básica que é a contribuição e a responsabilidade no processo de desenvolvimento dos países. Mandur credita que a educação na engenharia tem um papel fundamental no direcionamento desse processo. Seja na promoção de idéias e propostas para o estabelecimento de políticas educacionais, ou no link que os engenheiros podem desenhar um novo modelo.

O Presidente da Federação Mundial de Organizações de Engenharia (FMOI), eng. Kamel Ayadi, destacou que a ciência, a tecnologia e a inovação tornam-se elementos necessários para se alcançar metas essenciais no desenvolvimento global. Alertou que a mobilidade é um tema permanente de discussão, pois os profissionais sempre estarão dispostos a transitar nos mais diversos lugares. Disse ainda que o Comitê de Educação e Treinamento da FMOI sempre estará colaborando na inovação das idéias.

Na opinião do ministro da Educação, Bálint Magyar, um evento com tantos especialistas demonstra a grande capacidade de discutir o tema e trazer soluções, já que os diversos acordos produzidos são conhecidos por alguns e os expositores do congresso disseminarão o que conhecem sobre a questão da mobilidade na engenharia.

Magyar também comentou que outras discussões sobre o tema tinham sido travadas e que o parlamento aprovou, recentemente, acordo para facilitar a mobilidade. A importância do tema coloca a competitividade e a transição do processo bem perto da universidade. Portanto, cabe a ela a reforma do sistema de adequação da formação para o acesso ao mercado.

Para Károly Molnár, o método de trabalho utilizado na Universidade de Budapeste tem mostrado como a pesquisa, a extensão no treinamento de negócios e o desenvolvimento no campo da economia e ciência tem enriquecido o conhecimento daqueles que passam pela escola. Hoje, a universidade possui cursos com intercâmbio internacional e recebe estudantes de diversos países. A partir de 1990, a instituição conseguiu reconhecimento internacional da sua estrutura.

Kálman Kóvács, ministro da Informática e Comunicação, disse que estava convencido que o encontro seria enriquecedor. Pela troca de experiências e pelo fato da engenharia possuir força de integração, um verdadeiro instrumento para disseminar o conhecimento por meio da pesquisa e da inovação, condições necessárias para a mobilidade.

Durante a solenidade foram condecoradas diversas personalidades da engenharia. No evento que se estende até 8 de março, o Sistema Confea/Crea se faz presente com o presidente da instituição, eng. Marcos Túlio de Melo; o primeiro vice-presidente e gerente do projeto da WEC2008, eng. Paulo Bubach; o presidente do comitê de programa da WEC 2008, eng. Luiz Scavarda; o vice-presidente da Febrae, eng. Carlos Moura; o representante da Febrae no SB (Conselho Supervisor da WEC2008), eng. Jorge Spitalnik e a assessora da presidência do Confea, engª Carmem Eleonôra Amorim.

Colaboração: engª Carmem Eleonôra Amorim, assessora da presidência do Confea