
Brasília, 19 de maio de 2025.
O amor, ou a curiosidade, pela ciência está atraindo cada vez mais pessoas ao Festival “Pint of Science”, evento de divulgação científica informal, iniciado nesta segunda-feira e indo até quarta (21/5) em bares, restaurantes, cafés e praças de 169 cidades brasileiras, reunindo mais de dois mil voluntários.
Quantidade que faz com que o Brasil seja o primeiro do ranking entre os 27 países que sediam o evento anual criado no Reino Unido em 2013. No Brasil, chegou há 10 anos. “O Pint of Science Brasil continua a ser um marco na divulgação científica, promovendo a troca de conhecimentos e inspirando futuras gerações a se interessarem por ciência e inovação”, considera o biólogo Eduardo Bessa, professor da UnB e coordenador nacional do evento.

Em 2025, o tema é “Tempo de Mudanças”. Bessa considera que estamos sentindo o impacto das mudanças climáticas no nosso presente, enquanto antes esse era um assunto que remetia apenas a um futuro longínquo. “Por muito tempo, predominou aquele discurso de que a gente precisava fazer alguma coisa a respeito das mudanças climáticas porque senão, no futuro, não teríamos os ursos polares e afetaríamos a vida dos nossos bisnetos. Mas ninguém fez nada a respeito, talvez porque o futuro não fosse uma preocupação. O problema é que, agora, a gente está sentindo na pele o que imaginávamos que aconteceria com os ursos polares e com os nossos bisnetos”, informa no material de divulgação do evento.
Outra preocupação do evento, também relacionada às mudanças do tempo, diz respeito ao esclarecimento sobre o processo científico. “A proposta dos bate-papos com os cientistas é explicar, de um jeito descomplicado e atraente, como surgem as evidências científicas para que as pessoas possam diferenciá-las das opiniões”, descreve o material.
Confira mais detalhes sobre o evento, que é gratuito e sem inscrições.
Veja no Instagram quais as cidades participantes.
Equipe de Comunicação do Confea