Confea participa de Congresso Internacional em Portugal

Brasília, 08 de agosto de 2005.

Possibilitar aos profissionais da área de ciências agrárias (engenharia agronômica, agrícola, florestal, agrimensura e técnicos de nível médio com formação nessas áreas) uma gama de informações do que tem de melhor na área de tecnologia agrária européia. Esse foi o principal foco da 5ª Conferência da Federação Européia para a Tecnologia de Informação na Agricultura, Alimentos e Meio Ambiente e do 3º Congresso Mundial sobre Informática na Agricultura e Recursos Naturais – EFITA/WCCA 2005, que aconteceu no período de 25 a 28 de julho, na cidade de Vila Real, Portugal. O evento foi realizado na Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro.

A conferência resultou de um esforço cooperativo entre a Federação Européia para a Agricultura, Alimento e o Meio Ambiente – EFITA e organizações nacionais e internacionais com interesse na pesquisa e no uso de tecnologias de informação na agricultura, alimento e meio ambiente.

A delegação do Sistema Confea/Crea foi composta por 14 membros, entre os quais, Conselheiros Federais, representantes do Colégio de Presidentes de Creas, Representantes do Colégio de Entidades Nacionais, Coordenador Nacional das Câmaras Especializadas de Agronomia dos Creas e o apoio Institucional do Confea.

O comitê do Programa Científico encarregado pelo evento, recebeu mais de 300 trabalhos originários de 57 países, foram selecionados aproximadamente 200 deles e 42 cartazes em forma de painéis apresentados na conferência. Após assistirem as palestras, os participantes eram convidados a participar das diversas oficinas disponíveis.

Dos principais objetivos alcançados, cabe destaque a promoção e acompanhamento, em âmbito internacional, da discussão de temas relacionados às profissões pertinentes ao Sistema Confea/Crea, notadamente àquelas inseridas nas Ciências Agrárias, tais como: identificar questões de interesse comum, com vistas a formular programas que objetivam ativar o progresso da Agricultura e a valorização da profissão e acompanhamento deste desenvolvimento em diferentes países; possibilidade de realização de intercâmbios e trocas de experiências no âmbito profissional e institucional;

E ainda: estabelecer vinculação entre as associações e organizações mundiais da Agronomia e entre seus membros; contribuir na criação de uma imagem favorável da profissão no mundo; identificar e acompanhar os principais problemas mundiais relacionados à Agricultura, com a finalidade de desenvolver propostas de solução e inovação tecnológicas para o benefício da sociedade mundial; possibilitar a elaboração de propostas de programas e projetos a serem encaminhados às autoridades competentes; acompanhar e divulgar informações de interesse mundial e, em particular, as relacionadas aos problemas da agricultura e meio ambiente; e possibilitar o repasse da necessária informação aos profissionais brasileiros, sobre o dialogo e debate dos assuntos mais urgentes do século XXI, como os principais problemas da segurança alimentar, a gestão da produção agropecuária e a participação dos setores envolvidos.

Todas informações coletadas farão parte de um documento, que será apresentado ao plenário do Confea/Crea para uma possível aprovação. A intenção é disponibilizá-lo aos profissionais da área de Ciências Agrárias para que possam consultar e aprimorar suas técnicas, e até mesmo, trocar idéias com seus colegas europeus.

Da Equipe da ACOM
Isabel Meneghetti